Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
My BackOffice
21 février 2009

Faleceu o piloto José Megre



O antigo piloto de automóveis José Megre faleceu este sábado, aos 66 anos, vítima de doença prolongada. Natural de Lisboa, Megre mudara-se nos últimos tempos para a sua quinta em Águas, no concelho de Penamacor.

Depois de vários anos como piloto e preparador de viaturas de competição em circuitos de velocidade e ralis, José Megre dedicou-se, a partir de 1982, exclusivamente à disciplina de todo-o-terreno como piloto, ao que se seguiu a criação e organização das maiores provas desportivas internacionais desta especialidade que ainda hoje se realizam em Portugal. (Baja de Portalegre; Baja de Portugal Vodafone 1000; Rally Transibérico, 24 Horas de TT de Fronteira, para além do raid Transportugal)

Nos anos 80, participou, como piloto, várias vezes no rali Paris Dakar e depois no Paris Cidade do Cabo e Paris-Moscovo-Pequim, entre várias outras provas internacionais de todo-o-terreno.

Desde 1987 foi o responsável pela criação e organização de várias expedições intercontinentais em África, Ásia e Américas, todas elas com um mínimo de 15.000 kms. É o sócio número 1 e co-fundador do Clube Todo o Terreno, criado em 1982, e Presidente e co-fundador do Clube Aventura, iniciado em 1984.

Desde 1987 foi o responsável pela criação e organização de várias expedições intercontinentais em África, Ásia e Américas, todas elas com um mínimo de 15.000 kms. É o sócio número 1 e co-fundador do Clube Todo o Terreno, criado em 1982, e Presidente e co-fundador do Clube Aventura, iniciado em 1984. Escreveu três livros sobre a participação no Paris-Dakar e as suas experiências entre outros povos e culturas. Foi também apresentador de um programa sobre automobilismo na televisão, para além de ser comentador frequente de provas da modalidade em diversos media.

Diz-se que era o português mais viajado. Fez mais de 900 mil quilómetros de carro pelo mundo. Já tinha visitado 193 países e estava a preparar uma viagem ao Iraque que, juntamente com o Haiti, foi um dos dois que lhe ficaram a faltar.

adaptação a partir do texto publicado no Jornal do Fundão

Assista ao vídeo aqui e aqui


Cf. Motores, TSF, Público, Rádio Renascença, Infordesporto


Publicité
Commentaires
My BackOffice
Publicité
Archives
Derniers commentaires
Publicité